Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Bolsa Família cancelado por falta de saque

Embora os beneficiados pelos programas sociais tenham, em regra, necessidade de saque imediato do benefício, muitas pessoas passam pelo problema do Bolsa Família cancelado por falta de saque, prejudicando a manutenção das condições de vida de sua família.

Como a quantidade de recursos disponíveis para os programas é limitada, o governo suspende e até mesmo cancela os benefícios não sacados ao longo do tempo para poder redirecionar os valores para outras famílias.

Entenda como se dá o Bolsa Família cancelado por falta de saque, outras situações que podem levar ao cancelamento, e o que fazer caso você passe pelo problema:

O que torna o Bolsa Família cancelado por falta de saque?

Bolsa Família cancelado por falta de saque

Bolsa Família cancelado por falta de saque

Por incrível que pareça, muitas famílias acabam com o Bolsa Família cancelado por falta de saque todos os anos. Obviamente, isso não significa que elas não precisassem do benefício – existem vários motivos que levam à falta de saque. Lembre-se sempre de conferir o calendário Bolsa Família 2019 para não perder a data de pagamento do seu benefício.

Por vezes, o adoecimento de um familiar, a morte da pessoa que realizava os saques, ou até mesmo a falta de informação são suficientes para que o problema ocorra. Ao contrário do que muitos pensam, o benefício não ficará acumulado na conta: ele será devolvido ao Governo Federal e, depois, o benefício será cancelado para aquela família.

Em regra, três meses sem que o saque ocorra são suficientes para o cancelamento. Por isso, busque sempre realizar o saque em dia, todos os meses, para evitar transtorno.

Outros motivos que levam ao cancelamento ou suspensão do benefício

Outros motivos que levam ao cancelamento ou suspensão do benefício

Outros motivos que levam ao cancelamento ou suspensão do benefício

Se você saca regularmente o benefício e, mesmo assim, ele foi bloqueado, suspenso ou cancelado, é bom conhecer os principais motivos que levam ao problema.

Se você está com ele funcionando normalmente, também é útil conhecer as razões para o cancelamento. Assim, poderá evitar que aconteçam:

Cadastro desatualizado: o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos para a manutenção do benefício. Se você não compareceu para o recadastramento, é possível que o Bolsa Família seja bloqueado ou suspenso até a atualização.

Mudança de endereço ou dos membros da família: quando membros da família, ou toda ela, se mudam de endereço e não informam ao programa, a identificação da mudança pode gerar a um conflito de informações que bloqueia o saque.

Falha em comparecer à convocação de recadastramento: como já mencionado, o recadastramento é essencial para a manutenção do benefício. Se você não comparecer quando chamado(a), ele será bloqueado.

Descumprimento das regras do programa: a identificação de fraudes ou tentativas de burlar as regras gera o cancelamento do benefício.

Ter saído do conjunto de condições do programa: se as condições do seu núcleo familiar melhorarem e saíram daquelas previstas pelo programa, o benefício será suspenso.

O que fazer ao perceber o Bolsa Família cancelado por falta de saque?

O que fazer ao perceber o Bolsa Família cancelado por falta de saque

O que fazer ao perceber o Bolsa Família cancelado por falta de saque?

Busque imediatamente o CRAS do seu município para regularizar a situação e demonstrar que todas as condições continuam sendo aplicadas normalmente. A liberação ocorrerá após uma análise.

Se estiver tudo certo, você retomará o acesso à sua conta, e continuará recebendo normalmente o benefício. Se a pessoa responsável pelo saque não está mais apta a fazê-lo, será necessário atualizar as informações e ter acesso imediato ao valor retido.

Rate this post
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.