Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Como solicitar o Cartão Bolsa Família 2019 e cadastrar a senha

O Programa Bolsa Família auxilia as pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza no País. Esta é uma forma de reduzir as desigualdades e melhorar a vida de quem tem dificuldade de acesso à alimentação, saúde e educação, que são direitos sociais básicos, garantidos pela Constituição Federal.

O Bolsa Família já atende mais de 14 milhões de famílias em todo o Brasil e as pessoas devidamente cadastradas e selecionadas recebem o benefício, mensalmente. Para sacar é preciso ir até uma unidade Lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal, munido de documento de identificação com foto e do cartão específico do programa. Veja neste artigo como solicitar o Cartão Bolsa Família 2019 para poder sacar o benefício.

Para receber o Bolsa Família e poder ter direito ao Cartão do Programa é preciso ser selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Cartão Bolsa Família 2019

Cartão Bolsa Família 2019

Apenas famílias devidamente inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e posteriormente selecionadas pelo MDS para participar do Bolsa Família tem direito ao Cartão. Portanto se você ainda não está inscrito, vá até o Cras mais próximo da sua residência solicitar a inscrição da sua família. Veja neste artigo, quais são os requisitos e documentos necessários para se inscrever.

Após a inscrição no Cadastro Único e solicitação de participação no Programa Bolsa Família, é preciso aguardar a seleção do MDS para as famílias participantes. Todos os meses acontece nova seleção. Muitas famílias são incluídas, mas muitas famílias também são bloqueadas ou tem o benefício definitivamente cancelado. Se você teve o seu benefício bloqueado, leia este artigo e aprenda como desbloquear.

As famílias selecionadas precisam ficar atentas ao calendário e aguardar a correspondência do Governo Federal.

Após a seleção, normalmente, o Cartão Bolsa Família 2019 chega pelos Correios, na residência informada no ato do cadastro. Mas, em alguns casos, pode acontecer de não chegar. Nesse caso, é preciso se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal – CEF mais próxima da sua casa para relatar a situação e obter informações.

É preciso ficar atento ao calendário do Bolsa Família 2019, pois o valor do auxílio mensal só fica disponível por até 90 dias após a liberação que ocorre de acordo com as datas do calendário. O calendário Bolsa Família 2019 ainda não está disponível no site da Caixa. Fique atento, pois a qualquer momento será atualizado.

Quem já tem o Cartão Bolsa Família 2019 em mãos precisa cadastrar a senha para poder sacar o valor do benefício.

Para receber o auxílio é preciso se dirigir a uma unidade Lotérica ou agência da Caixa Econômica com o cartão e um documento oficial de identificação. No momento do saque, será solicitada uma senha. Esta senha também serve para consultar o saldo e o extrato. Se você já recebeu o Cartão do Bolsa Família e ainda não cadastrou sua senha, fique atento aos procedimentos a seguir. Você pode cadastrar pelo telefone, mas será preciso finalizar o procedimento em uma agência da Caixa.

Cadastro pelo telefone

Ligue para o atendimento Caixa Cidadão com o cartão e o seu documento em mãos. O número é 0800 726 02 07. O atendimento vai orientar a digitar as opções e preencher as informações. Fique atento para não digitar opções e informações erradas. Quando solicitado o número do NIS ( Número de inscrição social ) este é o número impresso na frente do Cartão.

Ao final, será solicitado que você digite uma senha para usar com o cartão do Bolsa Família. Escolha uma senha que você tenha facilidade em se lembrar, mas que seja algo que só você saiba. Assim, você evita problemas se o seu Cartão for furtado ou extraviado. Quando terminar, você precisa ir até a Caixa desbloquear o seu Cartão.

Cadastro na Caixa

A forma mais prática de cadastrar a senha do Cartão Bolsa Família é indo diretamente numa agência da Caixa, pois você vai precisar ir lá de qualquer jeito. Dirija-se até a agência mais próxima da sua casa e procure o setor responsável. Você já sai com o Cratão desbloqueado e pronto para sacar o benefício. Não esqueça de levar um documento oficial de identidade e, claro, o Cartão!

Agora que você já sabe como solicitar seu cartão Bolsa Família, veja neste vídeo abaixo como solicitar a 2ª via do seu cartão, confira:

 

Compartilhe esta matéria nas redes sociais para que seus amigos aprendam como solicitar o Cartão do Bolsa Família 2019!

Rate this post
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.