Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Consulta Pública Bolsa Família 2019 – Como realizar hoje?

A Consulta Pública Bolsa Família 2019 é um meio de saber informações gerais sobre o benefício e faz parte da transparência que o Governo Federal tem que dar as contas públicas desse Programa. É possível realizar a consulta através do site oficial da Caixa Econômica Federal, na seção de benefícios sociais.

O Bolsa Família atende, hoje, mais de 14 milhões de pessoas com valores mensais de chegam a R$ 372. Por isso, é importante que a população esteja atenta às contas divulgadas pelos órgãos oficiais referentes a este benefício. A Caixa Econômica Federal é a entidade financeira responsável pelo pagamento dos valores aos cidadãos e na administração direta temos o Ministério da Cidadania, responsável por regular as políticas e selecionar as famílias.

Até o fim de 2018 esta responsabilidade era do Ministério do Desenvolvimento Social, mas, com o novo Governo eleito, este Ministério não existe mais, passando a pasta do Bolsa Família para o Ministério da Cidadania.

De que forma é feita a Consulta Pública Bolsa Família 2019?

A Consulta pode ser feitas de 3 formas distintas, por estado da federação, por município ou por família cadastrada.

Basta acessar este link ( https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp ) e marcar um dos 3 campos antes de clicar em “consultar”. A consulta por estado ou por município pode ser feita por qualquer cidadão, mas a consulta específica de cada família só pode ser feita pelo próprio beneficiário do auxílio, sendo necessário informar o número do NIS – Número de  Identificação Social.

Consulta Pública Bolsa Família 2019

Consulta Pública Bolsa Família 2019

Todos os meses uma lista das famílias selecionadas para participar do programa é divulgada pelo referido Ministério, sendo necessária. A consulta a esta lista é importante para saber se está participando do Programa, mas nada tem a ver com a Consulta Pública Bolsa Família 2019.

Onde realizar a Consulta Pública do Programa Bolsa Família?

Consulta Pública Bolsa Família

Consulta Pública Bolsa Família

A Consulta deve ser realizada no site do SIBEC, através da internet. Para saber tudo sobre o SIBEC, leia este artigo. Após acessar o site no domínio da Caixa Econômica Federal, basta preencher as informações solicitadas e clicar em consultar.

Como a Consulta é Pública, nenhum dado pessoal deve ser informado, no caso da consulta por estados da federação ou municípios. Já a Consulta por beneficiário necessita o NIS e só poderá ser realizado pelo próprio.

Como se cadastrar no Bolsa Família 2019?

O cadastramento para participar do Programa Bolsa Família é simples e pode ser feito no Cras mais próximo a sua residência. O Cras é o  Centro de Referência e Assistência Social, que está presente em praticamente todos os 5.570 municípios do Brasil.

Procure o mais próximo da sua casa, mesmo que não tenha documentos, pois o Cras vai te encaminhar para retirar, gratuitamente. Após realizar o cadastro no Cras, basta aguardar a seleção do Ministério do Desenvolvimento Social.

Veja este artigo completo sobre como se cadastrar no Bolsa Família 2019.

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS PARA AJUDAR O SITE A TRAZER MAIS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O BOLSA FAMÍLIA EM 2019.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.