Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Denúncia Bolsa Família – Como fazer uma denúncia anônima?

O Programa Bolsa Família atende milhões de pessoas e obviamente, com tantas famílias cadastradas, fica impossível a fiscalização ser perfeita. Muitas pessoas mal intencionadas participam do Programa sem necessidade, como também de outros programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo. Se você conhece alguém nesta situação, aprenda a fazer denúncia Bolsa Família anonimamente.

Quais os meios de comunicação para fazer denúncia Bolsa Família?

Você pode denunciar uma situação de irregularidade no Programa através de vários canais de comunicação. A denúncia Bolsa família 2019 pode ser feita pelo telefone e pela internet, bem como por carta e, até mesmo, de forma presencial.

Denúncia Bolsa Família

Denúncia Bolsa Família

A denúncia pelo telefone deve ser feita pelo número 0800 707 2003. Também é possível fazer a denúncia no site do Ministério do Desenvolvimento Social. Você também pode enviar uma carta à ouvidoria do mesmo Ministério ou denunciar presencialmente no Cras mais próximo da sua residência.

Todos os seus dados serão preservados, baseado na lei de Acesso à informação e na Constituição, que garante o direito de sigilo da fonte.

Fiscalização do Bolsa Família – como é feita?

Tanto o Governo, quanto a sociedade, têm obrigação de fiscalizar todo e qualquer investimento de dinheiro público, como é o caso do Bolsa Família. Se você se omitir diante de uma irregularidade, estará abrindo mão da sua cidadania.

O gestor do Bolsa Família nos municípios é responsável por fiscalizar os dados cadastrais e tentar identificar possíveis irregularidades, mas não tem possibilidade alguma de que este seja um trabalho livre de falhas. Apenas com a ajuda da sociedade é que podem ser identificados os casos de má fé em 100 % das situações.

Sendo assim, entende-se a importância de se fazer uma denúncia Bolsa Família ou outro programa social qualquer, pois existem muitas pessoas necessitadas aguardando na fila para receber o auxílio e é inadmissível que o receba quem não tem real necessidade.

A fiscalização do Bolsa Família também é feita através de procedimentos como a pesagem das crianças e das mulheres, bem como através da visita domiciliar da equipe do CadÚnico.

Veja como funciona a pesagem no Bolsa Família. Ler mais

Saiba tudo sobre a visita domiciliar Bolsa Família. Ler mais

Conheça mais sobre o Programa Bolsa Família e os requisitos para participar

A renda familiar deve ser de até R$ 177,00 por pessoa, para que a família possa participar do Programa. Basta somar todas as rendas e dividir pelo número de pessoas na casa. Caso a renda some menos de 89 Reais por pessoa, a família está enquadrada em situação de extrema pobreza tem direito a mais um valor. Entre 89 e 177 Reais por pessoa, a família está em situação de pobreza e recebe apenas o benefício variável.

São 6 tipos de benefícios possíveis, específicos para cada caso, como gestantes e jovens de 16 e 17 anos. Saiba mais sobre os tipos de benefícios pagos pelo Programa clicando aqui.

O que você achou deste conteúdo? Deixe o seu comentário!

Rate this post
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.