Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

História do Bolsa Família – Entenda como foi criado o Programa

Muitas pessoas que recebem o Bolsa Família, bem como aqueles que não recebem, gostariam de saber como surgiu a ideia deste Programa. Muitos acreditam que foi o ex presidente Lula quem criou o benefício, outros dizem que foi Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor.

Fato é que o programa atende mais de 14 milhões de pessoas no Brasil e, independente de quem criou, de fato, o benefício, ele é muito importante para quem vive em situação de pobreza ou pobreza extrema. Apenas por curiosidade, conheça a história do Bolsa Família.

História do Bolsa Família

História do Bolsa Família

A história do Bolsa Família a partir de 2004

No ano de 2004 o governo Federal criou o Programa Bolsa Família através da lei 10.836.

Esta lei, na verdade, traz em seu texto a explicação de que ela unificou outros programas sociais do governo anterior. Existia um auxílio chamado Bolsa Alimentação, que foi unificado a outro chamado Bolsa Escola e junto com eles o auxílio gás, etc.

Como todos os programas atendiam o mesmo grupo de pessoas, o governo daquela época decidiu juntar todos os benefícios e pagar o Bolsa Família de acordo com o cadastramento Único que já existia no Governo Federal. Saiba mais sobre o Cadastro Único aqui.

A história do Bolsa Família antes de 2004

Em 2003, o governo federal criou o PNAA – Programa Nacional de Acesso à Alimentação, que em 2004 se unificaria com os demais programas sociais vigentes na época para se tornar o que hoje conhecemos como Bolsa Família.

Há ainda que se notar que o próprio Bolsa Escola já era um programa que vinha sendo estudado desde 1986, não de 2001. Os outros projetos que foram unificados são, em sua maioria, bem mais antigos também do que a gestão Lula ou FHC.

Fato é que os programas eram discretos e um tanto desorganizados, mas todos fazem parte da história do Bolsa Família. O que não se pode negar é que o Bolsa família atingiu um número muito maior de pessoas assistidas.

Porém, com tantas pessoas participando do programa, há muitos casos de fraude que precisam ser averiguados e o Ministério da Cidadania está sempre renovando a lista, mensalmente. Inclusive, fizemos um artigo sobre como você pode denunciar uma irregularidade no Programa Bolsa Família. Para ler na íntegra, vá ao artigo.

O futuro do Bolsa Família

Depois de vermos a história do programa, cabe um adendo ao que será do futuro deste projeto. Muitos estavam com medo do novo governo em 2019 acabar com ele, mas o que o presidente eleito está fazendo é verificar cuidadosamente as contas do programa, para que ele possa atender realmente apenas aqueles que precisam.

Portanto, o Bolsa família não vai acabar, mas o desejo de todos os brasileiros é que cada vez menos a população precise deste tipo de auxílio, saindo da situação de pobreza e extrema pobreza para poder desfrutar uma vida digna com acesso a todos os direitos sociais.

 

Gostou deste texto? Deixe um curtir e compartilhe com seus amigos!

Rate this post
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.