Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Projeto Presença Bolsa Família – O que é e como funciona?

O Bolsa Família visa garantir não só a alimentação, como o acesso à saúde e educação da parcela mais carente da população. Para isso, existem algumas condições que os beneficiários do auxílio precisam cumprir. Dentre elas, para crianças e jovens de até 17 anos, é exigida a frequência escolar acima do limite estabelecido. Por isso, o governo usa o sistema (ou projeto) Presença. Conheça agora o Projeto Presença Bolsa Família.

O Sistema Presença – Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família é um sistema online, que possibilita o acesso em todas as regiões do País. Cabe aos gestores e coordenadores do Bolsa Família na região, acessar o sistema e muni-lo de informações. Portanto, não se preocupe, não cabe aos beneficiários se preocuparem com esses sistemas.

Acompanhe as datas de pagamento do seu benefício através do calendário Bolsa Família 2019.

Cabe aos beneficiários manter o cadastro atualizado junto aos órgãos municipais

Como vimos, não cabe à família se preocupar com o envio de informações dos jovens estudantes pelo sistema do Projeto Presença Bolsa Família, mas cabe a cada beneficiário responsável familiar, estar mantendo as informações atualizadas junto ao Cras – Centro de Referência e Assistência Social para não ter o benefício suspenso ou cancelado.

Saiba mais sobre suspensão e cancelamento do Bolsa Família clicando aqui.

Em outras palavras, o beneficiário não precisa entrar na internet e preencher dados do Projeto Presença, mas precisa manter os filhos menores na escola, com frequência acima do limite estabelecido e, além disso, apresentar todos os comprovantes escolares ao gestor para que este lance as informações no Sistema Presença.

O limite estabelecido é de 85 %, no mínimo, para crianças e jovens até 15 anos e de 75 % para jovens de 16 e 17 anos de idade. Se houver erro por parte da escola ou qualquer outro problema, é preciso avisar o gestor imediatamente, para que não tenha o benefício suspenso.

Benefícios do Projeto Presença Bolsa Família em escolas públicas e privadas

Projeto Presença Bolsa Família

Projeto Presença Bolsa Família

O Projeto acompanha as crianças de escolas públicas e também privadas, em parceria com estados e municípios. São dados escolares do nível básico para ajudar o governo a criar políticas públicas para a evolução da educação fundamental no Brasil. Conheça alguns benefícios diretos do projeto:

  • Reforça a frequência escolar de alunos, principalmente, em situação de pobreza e extrema pobreza;
  • Fornece dados para que o governo possa acompanhar e investir corretamente na educação básica;
  • Proporciona maior transparência e credibilidade ao Bolsa Família;
  • Reforça a necessidade de participação dos municípios e estados no que lhes cabe.

Qualquer cidadão pode acessar o portal do sistema presença e verificar os dados. No portal, é possível ver um panorama da situação educacional do Brasil, comparar períodos, além de ficar por dentro de políticas públicas na educação.

O Projeto Presença Bolsa Família é uma forma de verificar uma das condicionalidades do Bolsa família, que é o acesso à educação. Quer conhecer as outras condicionalidades? Clique aqui e saiba mais!

 

Que tal compartilhar este artigo ou deixar uma dúvida, crítica ou sugestão nos comentários?

Rate this post
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.