Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Quanto tempo demora para receber o Bolsa Família após o cadastro?

Fazer o cadastro no Bolsa Família é o primeiro passo para obter o benefício que pode significar a diferença entre a capacidade de viver com alguma qualidade e uma situação muito mais difícil. O que muitas pessoas que entram no programa ainda buscam saber – e nem sempre encontram a resposta – é quanto tempo demora para receber o Bolsa Família após o cadastro.

A verdade é que não existe uma resposta exata para o tempo que leva para a aprovação e o primeiro recebimento. As respostas existentes atualmente são estimativas, mas o tempo pode variar de acordo com o volume de trabalho no período do pedido. Se já possui o benefício confira neste link o calendário Bolsa Família 2019.

Leia também as matérias abaixo:

Por isso, a grande dica é fazer o procedimento o quanto antes, para evitar que períodos mais movimentados prejudiquem você. Saiba mais sobre o assunto, e entenda os prazos e procedimentos relacionados ao tema:

Quanto tempo demora para receber o Bolsa Família após o cadastro

Quanto tempo demora para receber o Bolsa Família após o cadastro

Por que o recebimento não é imediato?

Embora a resposta para essa pergunta possa parecer óbvia para muitas pessoas, é normal que a expectativa para receber o benefício leve a uma inconformidade com o tempo de espera. A verdade é que os órgãos responsáveis pelo benefício analisam e aprovam cada uma das solicitações manualmente para evitar fraudes.

É justamente este processo de análise que costuma demorar, e pode se acumular caso haja muitas solicitações aguardando pela aprovação. Por isso, não é possível determinar o prazo exato para que você receba uma resposta. Tudo dependerá de quantas outras solicitações estão disponíveis, e qual a complexidade exigida para a análise de cada uma delas.

Quais são as etapas para a aprovação?

Embora você não possa fazer nada para acelerar o procedimento, fazer todas as etapas corretamente garante que a demora não seja maior. Por isso, é importante conhecer as etapas, levar toda a documentação correta e aguardar.

O primeiro passo é a realização do Cadastro Único, que leva ao registro do pedido. Então, o pedido será encaminhado pelo CRAS para a análise e avaliação. Após avaliado, ele retornará ao CRAS com o resultado de aprovação ou recusa. Neste caso, sua família já estará apta a receber o benefício, que chegará no próximo pagamento.

Quando o pedido é aprovado, uma carta é enviada para sua residência. Adicionalmente, o aplicativo do Bolsa Família, o atendimento do CRAS local e o número 0800 707 203 também poderão informar qual o estado atual do pedido.

Receber o NIS significa aprovação no Bolsa Família?

Número do NIS

Número do NIS

Essa é uma confusão comum feita pelas pessoas. Receber o NIS significa que você está com o cadastro completo para os programas sociais do governo. Isso não implica, no entanto, em dizer que seu pedido foi aprovado.

As formas de ter certeza de que seu pedido foi aceito são apenas as citadas no trecho anterior deste texto!

Enfim, quanto tempo demora para receber o Bolsa Família, em média?

Embora já tenhamos demonstrado que não existe um tempo exato para o primeiro recebimento do benefício, algumas estimativas costumam considerar que o tempo médio em todo o Brasil é de 90 dias.

Não quer dizer que não possa demorar mais ou menos tempo do que o prazo de 90 dias, mas é uma boa ideia para controlar a expectativa. Lembre-se: o período de aprovação e demora para o primeiro recebimento acontece uma única vez, então vale a pena fazer tudo corretamente e ter paciência!

Quanto tempo demora para receber o Bolsa Família após o cadastro?
1 (20%) 3 vote[s]
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.