Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Reajuste Bolsa Família 2019 – Veja seu aumento valor atualizado

O novo presidente assinou o decreto elevando o salário-mínimo para R$ 998 já no primeiro dia de seu governo. O decreto ainda segue a lei orçamentária do Governo anterior, que prevê, também, um aumento no valor do Bolsa Família.

Em 2018 o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que previa 15 Milhões de Reais para custear o Programa Bolsa Família. Mas o novo governo precisaria pedir autorização para suplementar este valor e garantir o pagamento integral dos auxílios. O presidente Michel Temer então, determinou a recomposição do valor do orçamento do programa Bolsa Família 2019 para 30 Milhões de Reais.

Quanto será o reajuste Bolsa Família 2019? Em 2018 houve aumento?

Reajuste Bolsa Família 2019

Reajuste Bolsa Família 2019

Em 30 de Maio de 2018 houve um reajuste de 5,67 % no valor do auxílio do Bolsa Família, que passou a valer a partir de 1 de Julho do mesmo ano. Desde Julho de 2016 não havia aumento no benefício. O aumento de quase 6 % foi maior que a inflação acumulada no período que esteve em torno de 4 %, o que é um risco para as contas públicas.

Por causa disso, muitas pessoas acreditavam que em 2019 não haveria novo aumento, mas o novo governo promete melhorar drasticamente a economia do País em pouco tempo. Com a posse do novo Presidente em 1 de janeiro de 2019, a bolsa de valores bateu recordes e o dólar vem caindo consideravelmente. Isso significa que a economia pode estar bem encaminhada e, consequentemente, a expectativa é de que possa haver novo aumento do valor do Bolsa Família ainda este ano.

Porém, não há como saber o valor exato deste reajuste ainda. Todo reajuste gira em torno da inflação e, sabendo disso, é possível ter uma ideia de quanto será o aumento caso o Bolsa Família 2019 seja reajustado. A inflação acumulada em 2018 é de 4,53 % e não deve variar muito nos próximos meses, o que mantém o aumento do Bolsa Família próximo a este valor.

ATENÇÃO: Assim que tivermos um posicionamento do Governo Federal quanto ao reajuste para o programa social Bolsa Família 2019 publicaremos aqui imediatamente. Salvem esta página para ficar por dentro.

Como receber o Bolsa Família 2019? Cartão do Programa.

Para receber o benefício em 2019 é preciso estar cadastrado e a família selecionada na lista do Ministério da Cidadania. Se você ainda não se cadastrou, veja como fazer seu cadastro neste artigo.

Para sacar os valores, basta ir até uma unidade lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal, com seu documento de identidade e o Cartão do Programa. O Cartão normalmente é enviado para a residência e chega no máximo em 30 dias após o cadastro. Se você ainda não recebeu seu Cartão, clique aqui.

Mantenha seu cadastro atualizado para receber o auxílio e o reajuste bolsa família 2019.

Para continuar recebendo o benefício as famílias precisam manter o cadastro atualizado. Veja a lista de requisitos necessários:

  • Renda mensal de até R$ 177,00 por pessoa da família;
  • Inclusão da família, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal;
  • Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
  • Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos;
  • Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos;
  • Seleção pelo Ministério do Desenvolvimento Social;
  • No caso de existência de gestantes, o comparecimento às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS);
  • Participação em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de inclusão de nutrizes (mães que amamentam).

 

Compartilhe este artigo nas redes sociais e deixe seu comentário para tirar sua dúvida!

 

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.