Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

SISVAN Bolsa Família 2019 – O que é? Como fazer para participar?

O programa Bolsa família surgiu para ajudar as famílias de baixa renda a terem acesso a direitos sociais básicos, como o da alimentação, entre outros. Para estudar o alcance e resultados do Programa, muitos dados são analisados. É aí que entra o SISVAN Bolsa Família 2019.

O que é SISVAN?

SISVAN

SISVAN

A sigla SISVAN significa “sistema para vigilância alimentar nutricional”. Este sistema documenta e analisa os dados sobre as condições de alimentação da população brasileira em geral, mas principalmente, nas regiões consideradas mais pobres.

Com as informações coletadas no sistema SISVAN o Governo consegue identificar os problemas alimentares de determinadas regiões para a implementação de programas sociais para corrigir essas falhas, como por exemplo o Bolsa Família.

SISVAN Bolsa Família 2019 – qual a relação?

Sisvan Bolsa Família

Sisvan Bolsa Família

No geral, a seleção do Bolsa Família é feita analisando caso por caso, família por família e sua situação específica. Porém, o sistema SISVAN fornece dados que ajudam o Governo a entender se este e outros programas sociais estão surtindo efeito, se as políticas públicas estão atingindo o resultado esperado.

Logo, é de extrema importância que todos participem das pesquisas do SISVAN. Caso tenha oportunidade de responder às pesquisas, não deixe de participar. Quanto mais informações o SISVAN obtiver, é melhor para a manutenção e até um aumento no benefício do Bolsa Família.

É possível, através da internet, saber tudo dobre esse sistema. Basta acessar o site do Ministério da Saúde e acessar a seção do SISVAN ( http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sisvanV2/ ). Lá estão disponíveis também todos os dados coletados sobre as mais diversas situações pesquisadas, como nutrição e saúde das famílias divididos por regiões.

Veja neste pequeno vídeo como funciona o acompanhamento anual do SISVAN com relação ao programa Bolsa Família, confira no vídeo abaixo:

Como se cadastrar no SISVAN Bolsa Família 2019?

Sisvan Bolsa Família 2019

Sisvan Bolsa Família 2019

Não é preciso se cadastrar no SISVAN, pois é um sistema independente que faz as pesquisas diretamente na região, independente do cidadão estar cadastrado ou não. Mas é possível se cadastrar para ter direito a alguns serviços do SISVAN, preenchendo os formulários disponíveis no site.

Se você não estiver cadastrado no Programa Bolsa Família 2019, clique aqui para se cadastrar.

Acessando o site do SISVAN http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sisvanV2/ ) você tem acesso a relatórios de estado nutricional, consumo alimentar e acompanhamento nutricional, além de formulários para se cadastrar para ter direito a serviços como o acompanhamento nutricional, por exemplo.

O SISVAN faz parte do Ministério da Saúde e do SUS – Sistema Único de Saúde. Todo cidadão que precisa do SUS pode entrar em contato pelo Disque Saúde, ligando 136. O serviço de apoio ao cidadão que procura o SUS funciona de segunda a sexta feira das 7 até as 22 horas, exceto nos feriados.

 

Tem amigos que gostariam de ver este conteúdo? O que acha de compartilhar este artigo no Facebook?

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.